FAQ - Perguntas Frequentes

Procure por sua dúvida abaixo.

Por que o pagamento do cliente não foi aprovado e o valor da compra ficou retido no cartão?

Alguns meios de pagamento pela internet fazem a pre-aprovação do crédito no cartão do cliente para manter a saúde das transações tanto no que diz respeito à segurança quanto à conversão.

Apesar de ser umuitas vezes ser frustrante para o cliente ter seu pagamento não autorizado, é um procedimento legal e comum em compras pela internet que envolvem um ticket médio relativamente alto.

Quando um pagamento que foi pré-aprovado é recusado, o Moip envia uma requisição de devolução do crédito para a bandeira do cartão do cliente. O prazo para a devolução do crédito no cartão do cliente depende da sua bandeira. Geralmente é feito em 7 dias úteis.

O cliente não precisa fazer o pagamento deste valor caso sua fatura seja fechada antes da devolução do crédito. Seu banco não irá cobrar juros nem multa para este pagamento em específico.

Para ajudar na aprovação, o cliente pode efetuar o pagamento novamente e ligar para o Moip para lhes passar as informações através dos telefones: (11) 3181-8180 ou 0800 326 0809 (somente chamadas de telefone fixo). O horário de atendimento telefônico é de segunda à sexta-feira, das 09h00 às 18h00.

O Vende Moda é integrado com o intermediador de pagamentos Moip. Para cada transação por catão de crédito, o Moip cobra 3% + R$ 0,69. As taxas cobradas pelo Vende Moda são negociadas no momento do contrato e dependem de análise prévia.

Não! O cadastro é gratuito e não há nenhuma cobrança de adesão ou mensalidade para quem compra na plataforma.

Sim! O Vende Moda usa criptografia de 2048 bits. O mesmo padrão utilizado em sites de bancos que baseia-se em uma chave que levaria milhares de anos para ser quebrada usando o sistema de computação atual.

Sim. É necessário que você envie um e-mail com uma solicitação para suporte@vendemoda.com.br.

30 dias após a aprovação da compra.

A gestão de risco é feita pela intermedeadora de pagamentos Moip. Todas as compras passam por análise, sem exceção. Isto acontece através de diversas ferramentas de gestão de fraude, ajudando na conversão de suas vendas. Esse processo envolve mais de 400 regras de análise, possibilitando identificar quando um pagamento realizado é fraude. Algumas delas passam pela análise automática, que é feita via cruzamentos de dados, por sistemas múltiplos de regras de avaliação.

Já a análise manual é mais prolongada pois, como o nome diz, passa por um processo manual e diferenciado. Aqui a análise é minuciosa e são analisados pontos que a análise automática não contempla, como o contato telefônico com o titular do cartão por exemplo. Esta análise pode levar até 72 horas.

Nem sempre é um mal negócio ter uma compra cancelada pela análise, acredite. Muitas e muitas fraudes ou tentativas de fraude são barradas nesse processo.

Pode levar de 12h à 72h úteis. Entretando a maioria dos pedidos são aprovados no mesmo dia.

As transações realizadas com cartão de crédito podem ser canceladas por dois motivos: pela operadora do cartão ou pela análise do Moip.

O cancelamento pela operadora pode ocorrer quando o cliente digita algum dado errado do cartão de crédito ou não possuir limite suficiente para realizar uma determinada transação. Nesses casos, orientamos que o titular do cartão entre em contato com sua operadora e verifique o motivo do cancelamento.

O cancelamento por parte da análise do Moip ocorre caso os dados da transação estejam divergentes e não se consegue contato com o titular do cartão. Nesses casos, orientamos que o cliente refaça a compra informando um telefone para contato direto.

Alguns meios de pagamento pela internet fazem a pre-aprovação do crédito no cartão do cliente para manter a saúde das transações tanto no que diz respeito à segurança quanto à conversão.

Apesar de muitas vezes ser frustrante para o cliente ter seu pagamento não autorizado, é um procedimento legal e comum em compras pela internet que envolvem um ticket médio relativamente alto.

Quando um pagamento que foi pré-aprovado é recusado, o Moip envia uma requisição de devolução do crédito para a bandeira do cartão do cliente. O prazo para a devolução do crédito no cartão do cliente depende da sua bandeira. Geralmente é feito em 7 dias úteis.

O cliente não precisa fazer o pagamento deste valor caso sua fatura seja fechada antes da devolução do crédito. Seu banco não irá cobrar juros nem multa para este pagamento em específico.

Para ajudar na aprovação, o cliente pode efetuar o pagamento novamente e ligar para o Moip para lhes passar as informações através dos telefones: (11) 3181-8180 ou 0800 326 0809 (somente chamadas de telefone fixo). O horário de atendimento telefônico é de segunda à sexta-feira, das 09h00 às 18h00.

As transações realizadas com cartão de crédito podem ser canceladas por dois motivos: pela operadora do cartão ou pela análise do Moip.

O cancelamento pela operadora pode ocorrer quando o cliente digita algum dado errado do cartão de crédito ou não possuir limite suficiente para realizar uma determinada transação. Nesses casos, orientamos que o titular do cartão entre em contato com sua operadora e verifique o motivo do cancelamento.

O cancelamento por parte da análise do Moip ocorre caso os dados da transação estejam divergentes e não se consegue contato com o titular do cartão. Nesses casos, orientamos que o cliente refaça a compra informando um telefone para contato direto.

Verifique se você realizou a checagem dos produtos e marcou o flag (caixinha) para autorizar o pagamento.

Para que o inicie o processo de tentar reverter este chargeback, precisamos primeiro confirmar a entrega dos produtos. Então, é necessário que você envie em nossa CENTRAL DE RESOLUÇÃO - dentro da conta Moip, os documentos que comprovem que a venda foi feita e o produto entregue.

A documentação que você deve enviar varia um pouco pelo tipo de produto, valor, forma de entrega. Vamos detalhar abaixo:

PRODUTO PALPÁVEL/FÍSICO - ATÉ R$500,00

Se entrega foi feita pelos correios:

01 - Código de rastreio: print da página de rastreamento de objetos dos correios, comprovando que o produto foi entregue.
02 - Descrição detalhada do produto vendido: pode ser um print da página do serviço prestado ou, se não tiver, o vendedor mesmo pode escrever a descrição.

Se entrega foi feita por transportadora ou motoboy:

01 - Comprovante válido da transportadora/motoboy utilizada para a entrega do produto (Cópia digitalizada/foto), contendo as seguintes informações:
i) Endereço e data de entrega; ii) Nome e número do documento de identificação (RG ou CPF) do recebedor da mercadoria; iii) Assinatura ou visto de recebimento.
02 - Descrição detalhada do produto vendido: pode ser um print da página do serviço prestado ou, se não tiver, o vendedor mesmo pode escrever a descrição.

PRODUTO PALPÁVEL/FÍSICO - MAIOR QUE R$500,00

Se entrega foi feita pelos correios:

01 - Código de rastreio: print da página de rastreamento de objetos dos correios, comprovando que o produto foi entregue.
02 - Descrição detalhada do produto vendido: pode ser um print da página do serviço prestado ou, se não tiver, pode você mesmo (vendedor) escrever a descrição.
03 - Cópia do AR ou Cópia do PI
AR - Aviso de Recebimento: É serviço contratado nos correios, no ato da postagem do produto, para que o destinatário tenha que assinar e preencher os dados garantindo que recebeu mesmo a entrega.
PI - Pedido de Informação: é um comprovante de entrega que pode ser solicitado online no site dos correios gratuitamente.

Se entrega foi feita por transportadora ou motoboy:

01 - Comprovante válido da transportadora/motoboy utilizada para a entrega do produto (Cópia digitalizada/foto), contendo as seguintes informações:
i) Endereço e data de entrega; ii) Nome e número do documento de identificação (RG ou CPF) do recebedor da mercadoria; iii) Assinatura ou visto de recebimento.
02 - Descrição detalhada do produto vendido: pode ser um print da página do serviço prestado ou, se não tiver, pode você mesmo (vendedor) escrever a descrição.
03 - Nota fiscal com a discriminação dos produtos vendidos;

PRODUTO DIGITAL OU SERVIÇOS

01 - Descrição detalhada do produto vendido: pode ser um print da página do serviço prestado ou, se não tiver, pode você mesmo (vendedor) escrever a descrição;
02 - Comprovante da liberação da utilização do serviço;
03 - Print da tela que consta o cadastro do cliente.